Veja a lista das doenças que liberam o auxílio do INSS + como solicitar
Em 2022, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) implementou mudanças significativas em sua lista de enfermidades que garantem o direito ao auxílio-doença e à aposentadoria por invalidez.
Agora, doenças como acidente vascular encefálico agudo e abdome agudo cirúrgico foram incorporadas, ampliando as condições que não exigem o cumprimento da carência mínima de doze meses de contribuição.
Veja a lista das doenças que dispensam a exigência de carência para a concessão dos benefícios auxílio por incapacidade temporária e aposentadoria por incapacidade permanente aos segurados:
- tuberculose ativa;
- hanseníase;
- transtorno mental grave, desde que esteja cursando com alienação mental;
- neoplasia maligna;
- cegueira;
- paralisia irreversível e incapacitante;
- cardiopatia grave;
- doença de Parkinson;
- espondilite anquilosante;
- nefropatia grave;
- estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante);
- síndrome da deficiência imunológica adquirida (Aids);
- contaminação por radiação, com base em conclusão da medicina especializada;
- hepatopatia grave;
- esclerose múltipla;
- acidente vascular encefálico (agudo); e
- abdome agudo cirúrgico.
Essas condições são analisadas pelo INSS para avaliar a concessão de benefícios, uma vez que o segurado apresente o laudo médico e outros documentos exigidos.
Como solicitar os benefícios do INSS
Para requerer o auxílio-doença ou a aposentadoria por invalidez, o trabalhador deve comprovar sua condição médica através de um laudo emitido por profissional legitimado, contendo a CID (Classificação Internacional de Doenças). A documentação precisa ser clara, apresentando a assinatura do médico com registro no CRM.
Os segurados podem iniciar o processo através do site ou aplicativo Meu INSS, solicitando uma perícia médica que poderá determinar a concessão dos benefícios. O INSS proporcionou também a opção de processamento remoto deste pedido, no caso do auxílio temporário para incapacidades, agilizando os atendimentos.