SiSU tem limite de renda? Brasileiros em programas sociais podem participar? Saiba tudo
O Sistema de Seleção Unificada, ou Sisu, é uma plataforma criada pelo Ministério da Educação do Brasil em 2010. Através dela, estudantes podem conquistar vagas em universidades públicas de todo o país utilizando suas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O diferencial do Sisu é que ele elimina a necessidade de vestibulares tradicionais, simplificando o processo de ingresso no ensino superior público.
As inscrições ocorrem uma vez ao ano, com todo o processo acontecendo de forma online. A edição 2025 abre suas inscrições nesta sexta-feira, 17.
Quem pode participar do Sisu?
Podem participar do Sisu todos que atenderem a critérios básicos estabelecidos pelo programa. Primeiramente, é necessário ter realizado a edição mais recente do Enem e não ser classificado como treineiro, ou seja, o candidato deve estar no último ano do ensino médio ou já tê-lo concluído.
Além disso, ter zerado a redação do Enem desqualifica o candidato, impossibilitando sua inscrição na plataforma.
Importante mencionar que o programa não estabelece limites de renda ou idade, permitindo que qualquer pessoa que atenda aos critérios do Enem participe. Isso democratiza o acesso ao ensino superior público, oferecendo oportunidades iguais para todos.
Seleção do Sisu
O processo de inscrição no Sisu é totalmente informatizado, garantindo agilidade e transparência. Após a divulgação do edital pelo Ministério da Educação, os candidatos acessam o site oficial do programa utilizando seu número de inscrição e senha do Enem.
Durante o período de inscrições, os estudantes podem escolher até duas opções de curso, universidade, campus, turno e modalidade de concorrência.
Ao longo do período de inscrições, o sistema disponibiliza as notas de corte parciais, que são atualizadas diariamente. Essas notas indicam a pontuação mínima necessária naquele momento para se classificar em cada curso.
No entanto, é importante lembrar que essas notas são apenas indicativas e podem mudar até o fechamento das inscrições, quando a nota de corte final é estabelecida.