SiSU 2025: Confira os cursos com as menores notas de cortes da UFMG

O Sistema de Seleção Unificada, conhecido como Sisu, é uma plataforma utilizada por diversas universidades federais no Brasil para seleção de alunos. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é uma dessas instituições que optaram por esse sistema, com 91 cursos disponíveis, distribuídos nos campi Pampulha, Montes Claros e Saúde.

Esse método de seleção, cuja adoção pela UFMG ocorreu a partir de 2014, oferece aos estudantes a oportunidade de ingressar em um dos mais renomados centros de ensino e pesquisa do país.

Para participar do Sisu e, consequentemente, das seleções de cursos da UFMG, os candidatos precisam ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A classificação no Enem é o critério básico para a distribuição das vagas, cuja popularidade varia entre as diferentes áreas. 

Os cursos mais concorridos na UFMG, como Medicina, Engenharia Aeroespacial e Engenharia Química, apresentaram algumas das maiores notas de corte em processos seletivos recentes.

Em contraste, graduações como Arquivologia e Pedagogia tendem a ter notas consideravelmente menores, o que pode ser uma opção estratégica para candidatos com pontuação mais baixa no Enem, mas ainda interessados em ingressar na UFMG.

Confira as 3 menores notas do SISU 2024 na UFMG:

  • História – ABI (Belo Horizonte): 387,92 pontos.
  • Engenharia de Controle e Automação (Belo Horizonte): 390,84 pontos.
  • Turismo (Belo Horizonte): 409,16 pontos.

Quais cursos exigem provas complementares na UFMG?

A UFMG estabelece provas complementares, conhecidas como “Concurso Vestibular – Habilidades”, para cursos que demandam aptidões específicas. Os alunos interessados em Artes Visuais, Cinema de Animação, Dança, Design de Moda, Música e Teatro devem submeter-se a essas avaliações.

Além disso, cursos voltados para formação educacional em diversos contextos sociais, como Licenciatura em Educação do Campo, também possuem seleções diferenciadas.

Sistema de Cotas na UFMG

A UFMG implementa uma política de ações afirmativas através do sistema de cotas, reservando uma porcentagem das vagas para candidatos que atendem a determinados critérios sociais e étnicos.

São requisitos, por exemplo, a conclusão do ensino médio em escola pública, a renda familiar bruta mensal per capita e declarações raciais ou étnicas. Este sistema busca ampliar o acesso à educação superior a grupos socialmente desfavorecidos.

  • LB_PPI = Cota racial, Escola Pública. Renda familiar per capita até 1 sl mínimo
  • LI_PPI  = Cota racial, Escola Pública. Sem limitador de renda
  • LB_Q    = Cota Quilombolas. Escola Pública. Renda familiar per capita até 1 sl mínimo
  • LI_Q   = Cota Quilombolas, Escola Pública. Sem limitador de renda
  • LB_PCD = Cota PNE, Escola Pública. Renda familiar per capita até 1 sl mínimo
  • LI_PCD = Cota PNE, Escola Pública, sem limitador de renda
  • LB_EP  = Cota Escola Pública. Renda familiar per capita até 1 sl mínimo
  • LI_EP  = Cota Escola Pública. Sem limitador de renda

As inscrições para o SISU 2025 têm início na próxima sexta-feira, dia 17.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.