O Carnaval é um evento no calendário brasileiro, marcado por desfiles e celebrações de rua
Em 2025, ele ocorrerá no início de março, especificamente no dia 4, terça-feira. Apesar de sua importância cultural, o Carnaval não é considerado um feriado nacional, resultando em abordagens regionais distintas em relação às folgas.
Essa situação gera incertezas para muitos trabalhadores, que dependem das regulamentações locais e das políticas de suas empresas. Portanto, é fundamental saber como as capitais brasileiras estão se preparando para o Carnaval de 2025.
Capitais onde o Carnaval é feriado
Em algumas localidades, o Carnaval é elevado ao status de feriado, oferecendo aos trabalhadores folga sem a necessidade de compensações posteriores. Belém, por exemplo, declarou feriado na terça-feira de Carnaval, relatado de ponto facultativo na segunda-feira.
Teresina, por sua vez, transforma o Carnaval em um feriado prolongado, de sábado até a quarta-feira de Cinzas.
Capitais com ponto facultativo durante o Carnaval
Algumas capitais brasileiras instituíram o ponto facultativo durante o Carnaval, permitindo que os trabalhadores negociassem suas folgas diretamente com os trabalhadores.
Belo Horizonte, Boa Vista, Maceió, Porto Velho, Rio Branco, São Luís e Vitória decretaram ponto facultativo para a segunda e terça-feira, além da manhã da quarta-feira de Cinzas.
Em outras cidades, como Brasília, Curitiba, Natal e São Paulo, a quarta-feira de Cinzas terá ponto facultativo apenas até o meio-dia.
Impactos no funcionamento de serviços públicos e mercados financeiros
Durante o Carnaval, muitos serviços públicos no Brasil operam de forma reduzida ou são suspensos. Bancos, Correios e o INSS geralmente não funcionam nos quatro dias de festividade, retomando atividades na quarta-feira de Cinzas após o meio-dia.
No mercado financeiro, a B3, não realizará negociações nos dias 3 e 4 de março. As operações recomeçarão na quarta-feira, a partir das 13h.