ProUni 2025 abre inscrições: confira a nota mínima para conseguir bolsas de R$ 1.050 do governo
O Programa Universidade para Todos (Prouni) abriu as inscrições para o primeiro semestre de 2025, oferecendo aos candidatos uma nova oportunidade de acesso ao ensino superior privado. O período de inscrições vai de 24 a 28 de janeiro.
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 ou 2024 estão aptos a concorrerem às bolsas disponibilizadas. No total, são oferecidas 338.444 bolsas em 1.031 instituições de ensino espalhadas por todo o país.
As bolsas ofertadas pelo Prouni são categorizadas em integrais, que cobrem 100% da mensalidade do curso, e parciais, que correspondem a 50% do valor. Os cursos com mais ofertas de bolsas incluem Administração, Pedagogia, Direito, Ciências Contábeis e Educação Física.
As inscrições para o programa devem ser feitas exclusivamente através do site oficial do Prouni, ressaltando a importância de estar atento a tentativas de fraude.
Critérios para participar do Prouni
Para se inscrever no Prouni, o candidato precisa ter concluído o ensino médio e participado do Enem nas edições especificadas, obtendo, no mínimo, 450 pontos no exame e nota superior a zero na redação.
Além disso, é necessário atender a pelo menos uma das seguintes condições relacionadas ao histórico educacional:
- Conclusão do ensino médio em escola pública;
- Conclusão do ensino médio em instituição privada como bolsista integral;
- Conclusão do ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em instituição privada como bolsista integral ou parcial;
- Ser pessoa com deficiência conforme legislação vigente;
- Ser professor da rede pública de ensino, concorrendo às licenciaturas e pedagogia sem as exigências de renda aplicadas aos demais.
Alternativas às bolsas do Prouni
O participante que não conseguir a bolsa integral e não puder arcar com os custos dos outros 50% da mensalidade poderá usar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Ao final do curso, deverá pagar o que estudou, com juros.
Além disso, o participante que tiver tirado nota igual ou superior a 650 pontos no Enem e que optar por curso presencial de licenciatura pode concorrer ao Pé-de-Meia Licenciaturas, que vai ofertar bolsa mensal de R$ 1.050 para estudantes.