“Ninguém quer abastecer”: o aumento de R$ 0,22 no combustível que assustou os brasileiros
O aumento no preço do diesel anunciado pela Petrobras nesta sexta-feira (31) trouxe atenção significativa para o mercado de combustíveis no Brasil. A partir de 1° fevereiro, o preço médio do litro do diesel nas refinarias subirá para R$ 3,72.
Esse reajuste não impacta apenas o valor cobrado nas distribuidoras, mas também gera efeito dominó em toda a cadeia de distribuição até o valor pago pelo consumidor final.
Os consumidores devem estar cientes de que o preço final do diesel não se limita ao custo cobrado pela Petrobras. Além desse valor base, há impostos estaduais e federais, bem como as margens de lucro que distribuidoras e postos acrescentam.
Essa configuração leva o preço do diesel, especialmente do S10, a aproximadamente R$ 6,17 por litro, conforme levantamento da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Por que o preço do diesel aumentou?
A Petrobras, que detém a principal parte do mercado nacional de combustíveis, ajusta seus preços de acordo com uma combinação de variáveis: custos internacionais do petróleo, flutuação cambial e estratégias corporativas.
Desde dezembro de 2022, apesar de alguns cortes, o ajuste cumulativo revela uma redução significativa no preço médio do diesel, com uma diminuição de R$ 0,77 por litro até o mais recente reajuste.
Embora a Petrobras seja a líder de mercado, outra parcela do abastecimento se dá por refinarias privadas e importadoras, que também reagem às flutuações do mercado global. Isso leva a preços diferenciados entre os fornecedores, com reflexo direto na variabilidade dos preços internos.
Preocupações do governo com o reajuste do diesel
O governo brasileiro, sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem expressado preocupação com os efeitos dos preços dos combustíveis, principalmente considerando seu impacto econômico geral e no custo de vida da população.
A Petrobras, por sua vez, defende que sua política de preços baseia-se em princípios de mercado e no equilíbrio entre os custos domésticos e internacionais.