Nem tudo é festa: Governo decide cortar o Bolsa Família mesmo com últimos pagamentos
No próximo sábado (14), será realizado um mutirão, o último do ano, promovido pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) com foco na atualização do Cadastro Único (CadÚnico) para famílias beneficiárias de programas sociais do Governo Federal.
O Centro Educacional Unificado (CEU) São Domingos, no Jardim São Domingos, em Guarulhos (SP) foi escolhido estrategicamente devido à sua infraestrutura, que permite atender um grande número de pessoas.
Durante o mutirão, equipes especializadas estarão presentes para guiar os participantes em todas as etapas do processo de atualização do cadastro.
Quais documentos são necessários para a atualização do CadÚnico?
Para participar do mutirão, é obrigatório que as famílias retirem uma senha previamente em alguns pontos específicos, como os CRAS Acácio e Santos Dumont. No dia do mutirão, a apresentação de documentos que comprovem a situação socioeconômica da família é indispensável. A documentação que deve ser apresentada é a seguinte:
- RG e CPF de todos os integrantes familiares.
- Comprovante de residência atualizado.
- Certidões de nascimento para crianças, se houverem.
- Carteira de trabalho e comprovantes de renda, quando aplicável.
A falta ou apresentação inadequada de algum destes documentos pode impossibilitar a conclusão do processo de atualização, causando atrasos e frustrações durante o atendimento.
Por que a atualização do CadÚnico é importante?
O Cadastro Único serve como uma plataforma que dá acesso a inúmeros programas sociais concedendo benefícios vitais para famílias de baixa renda. Manter os dados atualizados não apenas assegura o recebimento contínuo de auxílios, mas também permite que novas oportunidades de apoio sejam oferecidas conforme surgem.
Alguns dos benefícios promovidos pelo CadÚnico, estão o Bolsa Família, auxílio-gás, Tarifa Social de Energia Elétrica, Minha Casa, Minha Vida, Carteira do Idoso, entre muitos outros.
Além de proporcionar acesso a esses programas, um cadastro atualizado auxilia o governo a entender melhor as condições reais das famílias, permitindo um planejamento e direcionamento mais eficaz dos recursos destinados ao apoio social.