Fila do INSS ultrapassa 2 milhões de pessoas; e o que isso significa para você?

Em 2023, o governo brasileiro lançou um programa para reduzir a fila de espera dos pedidos de benefícios do INSS, uma promessa do presidente Lula. A iniciativa permitia a realocação de funcionários para unidades com maior demanda e oferecia bônus de produtividade a servidores e médicos peritos.

Inicialmente, a fila diminuiu de 1,8 milhão para 1,3 milhão de pedidos, mas voltou a crescer em 2024, atingindo quase 2 milhões de pessoas em novembro.

O tempo médio de espera por atendimento também oscilou. Em janeiro de 2023, era de 76 dias, caindo para 47 dias em janeiro de 2024 e chegando a 34 dias em julho do mesmo ano. No entanto, voltou a subir para 39 dias em novembro, ainda dentro do prazo máximo legal de 45 dias. 

Por que a fila do INSS aumentou?

O aumento na fila do INSS pode ser atribuído a diversos fatores. Um dos principais é o crescimento no número de pedidos de benefícios, que quase dobrou em um ano, passando de 700 mil para 1,2 milhão por mês. Além disso, 21% dos pedidos têm o mesmo CPF, indicando que a mesma pessoa faz múltiplos pedidos ao longo do ano.

Outro fator significativo foi a greve dos servidores do INSS, que durou seis meses em 2024, e a paralisação dos médicos peritos desde outubro do mesmo ano. Estes profissionais demandam uma reestruturação da carreira, o que tem impactado diretamente a capacidade de atendimento do instituto.

Medidas sendo tomadas

Com o término do programa de enfrentamento à fila em dezembro de 2024, o governo passou os primeiros meses de 2025 sem uma força-tarefa ativa.

No entanto, o Ministério da Previdência anunciou um mutirão com 500 servidores nos próximos 90 dias, priorizando benefícios por incapacidade, salário-maternidade, pensão por morte, e aposentadorias sem pendências de avaliação social ou perícia médica.

Além disso, o INSS planeja reforçar o atendimento com 350 novos servidores aprovados em concurso e implementar inteligência artificial na triagem dos pedidos de benefícios. Esta tecnologia promete agilizar o processo, liberando médicos e servidores para outras atividades, e acelerando a entrega dos benefícios.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.