Fez o ENEM em 2024? Sua nota pode colocar R$ 1.050 no seu bolso

O Pé-de-Meia Licenciaturas é um programa governamental lançado em janeiro de 2024 que tem como finalidade oferecer apoio financeiro a estudantes interessados em seguir a profissão de professor.

O programa faz parte de uma iniciativa maior chamada “Mais Professores”, que busca valorizar o magistério e incentivar a formação de novos profissionais para a educação básica no Brasil.

Este programa visa fornecer uma mensalidade de R$ 1.050 para alunos matriculados em cursos presenciais de licenciaturas. Este apoio financeiro é uma tentativa de facilitar a vida estudantil daqueles que desejam dedicar-se ao ensino, aliviando a carga financeira e permitindo que se concentrem mais nos estudos.

Quem pode participar do programa?

Para ter direito ao Pé-de-Meia Licenciaturas, os candidatos precisam ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2024 e conseguir uma pontuação mínima de 650 pontos na média aritmética das cinco provas do exame.

Este critério de seleção é aplicado para assegurar que os beneficiários tenham um desempenho acadêmico sólido e estão aptos a se beneficiarem do programa.

A média das notas do ENEM é calculada somando-se os pontos obtidos nas provas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática, e na Redação, dividindo-se o total por cinco.

Como realizar a inscrição no Pé-de-Meia Licenciaturas

Os interessados em participar do programa devem inscrever-se por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). As inscrições para o SiSU em 2025 ficaram abertas até o último dia 21 de janeiro.

Este sistema permite que candidatos disputem vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil, inclusive nas licenciaturas que fazem parte da iniciativa Pé-de-Meia.

Na edição atual, o Ministério da Educação disponibilizou mais de 68 mil vagas para cursos presenciais de licenciatura. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.