Como conseguir horas complementares rápido para a faculdade?
As pessoas que fazem algum curso superior precisam, além de ter bom desempenho nas disciplinas, providenciar uma quantia específica de horas complementares. Tratam-se de atividades feitas fora do período de aula e que dizem respeito às temáticas do curso, servindo como reforço de aprendizado.
É devido a isso que elas são chamadas de “complementares”: porque elas trazem mais informações e mesmo prática, que são associadas aos conhecimentos ministrados pelos professores. Um problema que deixa muitos universitários desesperados é como conseguir horas complementares da faculdade e há diversos meios para isso.
O que pode ser contado como hora complementar?
Cada instituição de ensino determina o que pode ser considerado hora complementar para aquele curso em questão. Normalmente, a faculdade tem um documento à disposição dos alunos no qual há a descrição de cada uma das atividades que servem como horas complementares e a quantidade máxima de vezes que elas podem ser usadas.
Além disso, as faculdades têm tabelas nas quais os universitários veem a quantas horas cada atividade corresponde. Algumas das coisas que costumam ser aceitas são:
- Participações em congresso como espectador ou expositor;
- Filmes;
- Peças teatrais;
- Realização de monitorias;
- Certos tipos de passeios;
- Preparação de monografia ou TCC;
- Livros;
- Desempenho de funções na área profissional;
- Publicação de artigo científico;
- Cursos
Será sempre obrigatório que a atividade feita tenha alguma relação com a profissão a ser seguida e o curso. Por exemplo: se a pessoa está cursando Psicologia, a peça que ela assistiu precisa abordar algum conceito.
Para que a instituição de ensino realmente aceite as horas complementares, é obrigatório que o estudante tenha os comprovantes, como certificados de participação, relatórios dos filmes e peças teatrais, atestado de prestação de monitorias, comprovantes de entrada nos passeis, folha de aprovação da monografia ou TCC e outros.
Onde conseguir as horas complementares da faculdade
Algumas opções do universitário são:
- Ficar atento às programações dos centros culturais;
- Participar dos passeios e eventos oferecidos pela faculdade;
- Realizar os cursos gratuitos da Prime Cursos, da Fundação Bradesco e da Fundação Getúlio Vargas.