Caixa divulga trabalhadores que podem sacar o PIS em 2025; veja as regras
O abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) é um direito importante para trabalhadores brasileiros que possuem carteira assinada. Em 2025, o pagamento deste benefício começou a ser realizado, oferecendo um valor de até R$ 1.518 para aqueles elegíveis.
Este pagamento ocorre de acordo com a data de nascimento dos beneficiários, impactando tanto trabalhadores da iniciativa privada quanto servidores públicos.
O abono salarial do PIS é destinado a trabalhadores que cumprem certos critérios de elegibilidade. Primeiramente, é preciso que o beneficiário esteja inscrito no PIS há pelo menos cinco anos. Esta inscrição é efetuada quando o cidadão recebe sua primeira carteira de trabalho assinada.
Além disso, é necessário que o trabalhador tenha recebido uma remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base de 2023.
Ademais, a pessoa deve ter trabalhado com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias em 2023, podendo este período ser consecutivo ou não. Para os trabalhadores da iniciativa privada, o agente pagador do abono é a Caixa Econômica Federal, que credita os valores nas contas da poupança social do Caixa Tem.
Datas do pagamento do PIS em 2025
O pagamento do abono salarial é realizado de forma proporcional ao tempo trabalhado durante o ano-base. Aqueles que trabalharam por todos os 12 meses têm direito ao recebimento integral de R$ 1.518. A liberação dos valores segue um calendário baseado no mês de nascimento do trabalhador.
Em 2025, as datas de pagamento são as seguintes:
- Nascidos em janeiro: 17 de fevereiro
- Nascidos em fevereiro: 17 de março
- Nascidos em março e abril: 15 de abril
- Nascidos em maio e junho: 15 de maio
- Nascidos em julho e agosto: 16 de junho
- Nascidos em setembro e outubro: 15 de julho
- Nascidos em novembro e dezembro: 15 de agosto
É aconselhável que os trabalhadores consultem seus dados junto ao sistema da Caixa Econômica Federal ou através de aplicativos, como o Caixa Tem, disponível para Android e iOS.