Em uma viagem na Baía del Águila, no Chile, Adrián Simancas e seu pai, Dell, vivenciaram um evento inusitado e inesperado. O jovem sentiu uma pancada nas costas que o lançou ao ar. Ele fechou os olhos, e quando os abriu novamente, percebeu que estava dentro do corpo de uma baleia.
Este relato, capturado pela câmera de Dell, surpreendeu tanto os protagonistas quanto o público que tomou conhecimento do ocorrido.
Adrián, um venezuelano de 23 anos, mudou-se com sua família para o Chile em busca de uma vida melhor. A inesperada interação com a vida marinha, ocorrida em um dos lugares mais remotos do mundo, proporcionou uma experiência única que permanece em sua memória.
Assista:
Alguns internautas fizeram referência a um escrito bíblico. Na Bíblia, o profeta Jonas foi engolido por um “peixe gigante” após desobedecer a Deus e se desviar do rumo para Nínive. A Bíblia não diz que foi uma baleia que engoliu Jonas.
Como um ser humano pode sobreviver dentro de uma baleia
O relato de Adrián levanta uma questão intrigante sobre como ele conseguiu sobreviver ao breve momento em que esteve dentro da boca da baleia. Segundo ele, assim que sentiu algo viscoso tocando seu rosto, percebeu que estava em uma situação crítica.
No entanto, a baleia não era um predador. A sensação foi de ser girado e, logo depois, levado de volta à superfície.
Adrián descreve sua breve permanência na boca do cetáceo como um episódio de rápida reflexão, imaginando-se como o personagem de um conto de fadas.
Sua experiência levanta interesses sobre a interação entre humanos e o meio ambiente, além de instigar reflexões sobre a capacidade de adaptação e sobrevivência em situações extremas.
Durante a experiência, Adrián relembra a pele deslumbrante do animal, uma mistura de tons azul escuro e branco. Ele relata o sentimento de medo que viveu, ao imaginar o que poderia acontecer se o grande mamífero decidisse brincalhonamente interagir novamente, desta vez até mesmo incluindo seu pai na “brincadeira”. Felizmente, esse temor não se materializou, pois a baleia logo se afastou.