Como ser uma enfermeira? – Cursos técnicos, Faculdade
Não há dúvidas de que o enfermeiro é o grande braço direito do médico em todo o tratamento de doenças. Ele é o grande responsável por observar, além de cuidar e também medir a evolução de todo o estado dos doentes. Por isso confira a seguir e conheça mais sobre a carreira na área de enfermagem.
Sobre a carreira de enfermagem
É a função deste profissional realizar vários tipos de atividades dentro de um ambiente hospitalar, com vários processos desde aplicar injeções, acompanhar os quadros de pacientes e também toda a administração de medicamentos que são descritos pelos médicos.
Sobre o curso de enfermagem
A carreira de técnico de enfermagem tem acompanhado toda a evolução e o tratamento de doenças e está cada vez mais evoluindo, tornando assim o profissional dessa área cada vez mais importante nos hospitais.
O início do curso tem como padrão os cursos da área de saúde, o aluno estuda bastante a sua teoria principalmente sobre a biologia, bem como a anatomia humana, patologia e ainda fundamentos de psicologia.
Já no terceiro ano é onde o aluno começará a estudar fundamentos de administração de empresas e sociologia procurando completar as formações fundamentais de enfermeiros.
O quarto ano o aluno realiza um estágio obrigatório e muitas faculdades além do estágio exigem um trabalho teórico de conclusão de curso.
Confira algumas das melhores instituições
- Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Mato Grosso;
- Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Piauí;
- Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) – Rio Grande do Norte;
- Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) – São Paulo;
- Universidade Paulista (UNIP) – São Paulo;
- Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) – Minas Gerais;
Aspectos favoráveis da profissão
Com o aumento da expectativa de vida e o crescimento da classe média vem cada vez mais surgindo clínicas e hospitais que tem aumentado muito a procura por enfermeiros.
É comum verificar a escassez de enfermeiros e grande parte das funções são realizadas por técnicos que não tem a mesma formação de um enfermeiro graduado.
Todas as áreas de enfermagem geriátrica e também atendimento domiciliar de pacientes são áreas em evidência no momento.