O programa Bolsa Família, implementado no Brasil como um importante suporte social, sofreu mudanças significativas desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reassumiu o cargo. Desde janeiro de 2023, o número de famílias inscritas no programa diminuiu em 1,1 milhão, passando de 21,6 milhões em dezembro de 2022 para 20,5 milhões atualmente.
Essa diminuição no número de beneficiários se deve a um pente-fino realizado para combater fraudes, que deixou o programa com menos beneficiários em diversas regiões do país. Esforços contínuos estão sendo feitos para auditar e validar os beneficiários reais e garantir que as famílias que realmente necessitam continuem sendo amparadas.
Regiões mais afetadas
As regiões Sudeste e Nordeste do país foram as mais impactadas com as exclusões de beneficiários do Bolsa Família. No Sudeste, 561.150 famílias foram cortadas do programa, enquanto no Nordeste, 537.321 famílias deixaram de receber o benefício.
Em 3.730 localidades do Brasil, houve ao menos uma redução no número de beneficiários em comparação com dois anos atrás.
No recorte nacional, a cidade do Rio de Janeiro teve o maior número de cortes, com 95.657 famílias deixando de receber o benefício. São Paulo também viu uma redução significativa, com 59.520 beneficiários a menos. Em contrapartida, 1.823 localidades viram um aumento no número de famílias atendidas pelo programa.
Como o governo está lidando com fraudes no Bolsa Família
O Ministério do Desenvolvimento Social iniciou, a partir de 2023, um processo de verificação cadastral de rotina para identificar potenciais fraudes e desvios. Estão em desenvolvimento estudos para aperfeiçoar esse processo.
Entre as novas medidas, estão a conferência da renda declarada, a atualização dos dados a cada 24 meses e a conferência do registro de óbitos.
Uma ferramenta crucial na detecção de fraudes é a Rede Federal de Fiscalização do Bolsa Família e do Cadastro Único, criada em junho de 2023. O objetivo é propor melhorias na qualidade das informações e na gestão do programa, garantindo um acompanhamento mais rigoroso e transparente.