Como descobrir se você tem dinheiro esquecido em contas antigas

A partir do dia 13 de fevereiro, o Sistema de Valores a Receber (SVR) e o Registrato, ambos serviços oferecidos pelo Banco Central (BC) do Brasil, terão novas regras de acesso. Desta vez, a autenticação será reforçada através de contas gov.br com níveis de segurança prata ou ouro, sendo imprescindível também a configuração da verificação em duas etapas. 

Essa medida, inicialmente exigida para solicitações acima de R$ 100, agora será aplicada a qualquer quantia resgatada.

O SVR permite que os cidadãos verifiquem se possuem recursos esquecidos em bancos, consórcios ou outras instituições financeiras. Alternativamente, o Registrato oferece relatórios sobre diversas informações financeiras, incluindo as chaves Pix cadastradas.

Segundo o BC, em um relatório de janeiro, ainda há R$ 8,7 bilhões em recursos esquecidos pelos brasileiros em instituições financeiras.

Veja como habilitar a verificação em duas etapas:

  1. Abra o aplicativo gov.br no seu dispositivo.
  2. Acesse a seção de segurança da conta.
  3. Ative a opção de verificação em duas etapas.
  4. Quando precisar acessar a sua conta, abra o aplicativo novamente.
  5. Gere um código de acesso no aplicativo.
  6. Use o código gerado para efetuar o acesso à sua conta gov.br.

Como recuperar dinheiro esquecido

Para iniciar o processo de recuperação, o consumidor deve acessar o site do SVR designado pelo Banco Central. Neste portal, é possível consultar informações sobre possíveis valores a receber, apenas informando o CPF ou o CNPJ.

Após a consulta, caso existam valores em nome do usuário, instituições financeiras entrarão em contato para dar andamento aos procedimentos de transferência de valores. Cabe às instituições a responsabilidade de verificar a identidade do requerente, garantindo que o recurso seja devolvido apropriadamente.

Como as instituições financeiras se envolvem no SVR

As instituições financeiras desempenham um papel crucial no funcionamento do Sistema de Valores a Receber, comunicando-se proativamente com o Banco Central e com os titulares de contas sobre eventuais valores não reclamados.

Elas são responsáveis por manter registros precisos e atualizados das contas e valores pertinentes, assim como por iniciar contatos com clientes que têm valores a recuperar.

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