Negativado pode fazer consórcio? A lei que pode te pegar de surpresa

Os consórcios são alternativas para adquirir bens sem incorrer nos altos juros dos financiamentos convencionais. Consistem na união de pessoas ou empresas que formam um grupo com o objetivo de poupar em conjunto, visando a compra de bens de alto valor como carros, imóveis ou outros produtos.

Mensalmente, cada participante contribui com um valor, que compõe um fundo comum. Este fundo é utilizado para contemplar um ou mais integrantes através de sorteios periódicos, fornecendo-lhes uma carta de crédito.

Vantagens e funcionamento do consórcio

Uma das principais vantagens do consórcio é a ausência de juros nas parcelas mensais, o que pode torná-lo financeiramente atraente. Ao ser contemplado, o membro do consórcio recebe uma carta de crédito que pode ser usada para adquirir o bem de interesse à vista, muitas vezes permitindo negociar descontos.

No entanto, há uma taxa de administração cobrada pelas empresas que fazem a gestão do consórcio, assegurando sua viabilidade operacional.

O que acontece se for contemplado e estiver com nome sujo?

Um aspecto importante a considerar é a situação de crédito do participante. Caso alguém seja contemplado, mas possua restrições no CPF, a carta de crédito pode não ser liberada. Isso ocorre porque as administradoras de consórcio exigem que o consorciado esteja com o nome limpo para garantir o uso responsável do crédito e o pagamento contínuo das parcelas.

Para aqueles contemplados que estão com o nome sujo, existem algumas alternativas para liberar a carta de crédito. Algumas administradoras podem aceitar um fiador ou solicitar um pagamento adiantado da carta de crédito.

Caso contrário, será necessário quitar as dívidas para regularizar o nome. Modalidades de crédito, como a Antecipação Saque-Aniversário e o Empréstimo Consignado, são opções que podem ajudar na regularização do nome.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.