Fies abre inscrições e estudantes podem ganhar 100% da mensalidade; veja como
O Ministério da Educação (MEC) anunciou a abertura das inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao primeiro semestre de 2025.
As inscrições, que são gratuitas, podem ser realizadas entre os dias 4 e 7 de fevereiro, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. De acordo com o edital publicado, serão disponibilizadas mais de 112 mil vagas ao longo de dois processos seletivos este ano.
Essa iniciativa tem como alvo estudantes que participaram de qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, desde que tenham obtido no mínimo 450 pontos na média das provas e não tenham zerado a redação. A candidatura é restrita a estudantes não inscritos como “treineiros” no Enem.
Quem pode participar do Fies Social?
O Fies Social é destinado a estudantes de baixa renda. Metade das vagas está reservada para aqueles cuja renda familiar per capita não exceda meio salário mínimo, inscritos ativos no Cadastro Único (CadÚnico).
Importante frisar que a situação dos candidatos será verificada com base nas informações do CadÚnico de 11 de janeiro deste ano.
Os candidatos pré-selecionados que atenderem a esses critérios poderão contratar financiamentos cobrindo 100% dos encargos educacionais.
Processo de inscrição
Para se candidatar ao Fies, é necessário acessar o portal Acesso Único e efetuar login com a conta Gov.br.
O candidato deve preencher seus dados pessoais, fazer a autodeclaração do perfil étnico-racial e informar a escolaridade. Além disso, é preciso cumprir a etapa de escolha dos cursos, detalhando estado, município, curso e instituição desejada. Cada candidato pode escolher até três opções de curso, organizando-as por ordem de prioridade.
Nesta fase, também é preciso informar os dados financeiros do candidato e de sua família. Após a revisão completa das informações fornecidas, procede-se à confirmação da inscrição e ao salvamento do comprovante com a chave de segurança.
Resultado e lista de espera
A pré-seleção para o Fies contará com uma chamada única, cujo resultado será divulgado no dia 18 de fevereiro. Os candidatos pré-selecionados devem complementar sua inscrição no Fies Seleção entre 19 e 21 de fevereiro.
Aqueles que não forem selecionados inicialmente serão automaticamente incluídos na lista de espera, cuja convocação será de 25 de fevereiro a 9 de abril. Assim, as vagas remanescentes serão preenchidas seguindo a mesma ordem de classificação.