Quem recebeu até dois salários mínimos em 2023 ganha R$ 1.518; mas onde sacar?
O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), representam uma importante fonte de recursos para trabalhadores brasileiros.
Estes programas foram criados para proporcionar um abono a profissionais que atendem a determinados critérios de elegibilidade, sendo pagos anualmente pela Caixa e pelo Banco do Brasil.
Com o calendário de pagamentos de 2025 já aprovado, milhões de brasileiros poderão acessar este benefício.
Quem tem direito ao PIS/PASEP em 2025?
Para ter direito ao abono salarial em 2025, é necessário que o trabalhador tenha cumprido certas condições no ano de 2023.
Primeiramente, ele deve estar registrado no programa PIS/PASEP ou no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) há pelo menos cinco anos. Além disso, deve ter recebido, no máximo, dois salários mínimos mensais durante o período trabalhado.
Adicionalmente, o empregado precisa ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias, em 2023, e seus dados devem estar corretamente registrados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no eSocial.
Como saber quem tem direito ao abono salarial?
A consulta pode ser realizada através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, no portal gov.br ou presencialmente em alguma Superintendência Regional do Trabalho. Outra opção é através da Central de Atendimento Alô Trabalho, disponível de segunda a sábado.
Para facilitar o acesso, as instituições financeiras envolvidas no pagamento, a Caixa e o Banco do Brasil, também disponibilizam canais de atendimento que orientam os beneficiários sobre como proceder para o saque do benefício.
Qual é o valor do PIS/PASEP em 2025?
O valor do abono salarial que cada trabalhador recebe depende de quantos meses ele trabalhou no ano base de 2023. O cálculo é feito com base no salário mínimo vigente (R$1.518 em 2025).
Considerando que cada mês trabalhado dá direito a uma fração do salário mínimo, aqueles que exerceram atividade remunerada durante todos os doze meses de 2023 terão acesso ao valor total do benefício.
Quando será pago o abono salarial PIS/PASEP em 2025?
O calendário de pagamentos para 2025 foi estruturado para atender tanto trabalhadores do setor privado quanto servidores públicos. As datas variam de acordo com o mês de nascimento do beneficiário, assegurando uma organização mais eficaz das retiradas.
- Nascidos em janeiro: Recebem a partir de 17 de fevereiro
- Nascidos em fevereiro: Recebem a partir de 17 de março
- Nascidos em março e abril: Recebem a partir de 15 de abril
- Nascidos em maio e junho: Recebem a partir de 15 de maio
- Nascidos em julho e agosto: Recebem a partir de 16 de junho
- Nascidos em setembro e outubro: Recebem a partir de 15 de julho
- Nascidos em novembro e dezembro: Recebem a partir de 15 de agosto
Como sacar o abono salarial?
Para os trabalhadores do regime CLT, o saque do PIS é facilitado pelo sistema bancário. O pagamento costuma ser realizado diretamente em conta corrente, poupança ou em Conta Digital da Caixa. Esses trabalhadores também podem retirar o abono nas agências da Caixa, lotéricas e terminais de autoatendimento.
Por outro lado, o abono PASEP, voltado para servidores públicos, é creditado pelo Banco do Brasil. Estes servidores têm a opção de receber através de crédito em conta, PIX ou transferência via TED.