Última lista para o saque de R$ 1,5 mil em 2025: inscreva-se agora
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é uma importante ajuda financeira oferecida pelo governo do Brasil às pessoas idosas e a indivíduos com deficiência que vivem em situação de vulnerabilidade econômica. O benefício oferta 1 salário mínimo mensal, projetado para ser no valor de R$ 1.515 em 2025.
De caráter protetivo, o BPC visa garantir condições básicas de sobrevivência e dignidade para quem mais precisa. Diante da proximidade do ano de 2025, é necessário que os interessados no benefício assegurem que estejam em conformidade com todos os critérios estabelecidos para que possam usufruir do suporte sem atrasos.
Quem pode solicitar o BPC?
O BPC tem como alvo grupos específicos que fazem parte da população brasileira. Para ser elegível a este benefício essencial, alguns requisitos devem ser cumpridos:
- Idosos com 65 anos ou mais.
- Portadores de deficiência que enfrentam barreiras para uma participação efetiva na sociedade, com comprovação médica formal.
- Renda familiar per capita abaixo de um quarto do salário mínimo vigente.
- Registro atualizado no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais, realizado nos últimos dois anos.
- Não receber concomitantemente outro benefício previdenciário do governo.
Como solicitar o BPC
Existem duas principais formas de realizar o pedido do BPC:
- No CRAS: A inscrição inicia-se com a atualização do CadÚnico. O CRAS também orienta sobre o processo e pode ajudar a resolver dificuldades com a papelada.
- Pelo Meu INSS: Após atualizar o CadÚnico, é possível submeter o pedido pelo site ou aplicativo do Meu INSS:
- Acesse a plataforma com CPF e senha.
- Navegue até “Novo Pedido” e escolha a opção relacionada ao BPC.
- Preencha todos os campos do formulário online.
- Anexe os documentos necessários.
- Envie o pedido para análise.
Assim que a solicitação é enviada, o INSS realiza uma análise. Se o pedido for aprovado, o benefício começará a ser pago mensalmente, garantindo o suporte financeiro necessário aos beneficiários.